JEC disputará pela 22ª vez as finais do Catarinense

212-700x466

No próximo domingo, quando entrar em campo contra a Chapecoense, o Joinville estará, em 40 anos de história, jogando pela 22ª vez as finais do Campeonato Catarinense, independentemente do formato, seja em uma decisão, seja em hexagonal, octogonal ou quadrangular. Nas outras 21 disputas, o JEC faturou o caneco 12 vezes e amargou nove derrotas.

Finais do Joinville

1976

Na primeira vez que disputou o Estadual, o Joinville teve que jogar duas finais para ser campeão. A primeira foi contra o Figueirense e, depois, diante do Juventus de Rio do Sul.

Juventus 0 x 1 Joinville

Joinville 1 x 0 Juventus

1978

Nesse ano, o Estadual foi definido em um hexagonal final, com o Tricolor ficando em primeiro lugar. Na segunda posição terminou a Chapecoense.

1979

Mais uma vez o formato das finais foi de hexagonal, com o JEC terminando campeão e o Figueirense vice.

1980

Desta vez o Estadual teve ainda mais clubes nas finais, sendo decidindo em um octogonal. O JEC conquistou o terceiro título seguido. Em segundo terminou o Criciúma.

1981

Ao conquistar os dois turnos do campeonato, o JEC conquistou a taça. O jogo que deu o título foi em Brusque, contra o Carlos Renaux, em uma vitória por 2 a 0. Na segunda posição ficou o Criciúma.

1982

Joinville levou o quinto título consecutivo depois de duas finais contra o Criciúma. Cada equipe levou um turno do Estadual.

Joinville 1 x 0 Criciúma

Criciúma 1 x 1 Joinville

1983

Nesse ano, o JEC conquistou o hexacampeonato. Apesar ter sido um quadrangular, o jogo entre Figueirense e Joinville, pela última rodada, em Florianópolis acabou sendo uma final. A partida terminou em 0 a 0 e o Tricolor levou pelo saldo de gols.

1984

A história do ano anterior se repetiu. As finais  tiveram formato de quadrangular e JEC e Figueirense se encontraram novamente na última rodada em Florianópolis. O placar de 0 a 0 se repetiu e o Joinville conquistou o título.

1985

O Estadual foi decidido em um hexagonal. Com 12 pontos cada, Joinville e Avaí se enfrentaram na última rodada das finais em Itajaí, pois o JEC perdeu o mando de campo. O  Tricolor venceu por 2 a 0 e conquistou o octacampeonato.

1986

Em mais um hexagonal decisivo, o Joinville terminou em 3º e perdeu a hegemonia. O Criciúma ficou com a taça.

1987

Em um quadrangular decisivo, o Joinville venceu o Criciúma por 2 a 0 na última rodada e conquistou décimo título da história.

1988

O JEC chegou ao hexagonal final, mas fez uma campanha fraca e terminou na 5ª posição. O Avaí foi o campeão.

1989

A história foi mais ou menos parecida com 1987. A diferença é que o jogo terminou entre JEC e Criciúma na última rodada terminou em 1 a 1 e com o título do time do Sul do estado.

1990

Por força do destino, Joinville e Criciúma se enfrentaram na última rodada do quadrangular final. As duas equipes estavam com o mesmo número de pontos, mas o Tigre venceu por 1 a 0 e faturou o troféu.

1996

O Joinville conquistou o primeiro turno e a Chapecoense ficou o segundo. Depois de muita confusão, que relembramos recentemente aqui no blog, as duas equipes se enfrentaram na final.

Joinville 2 x 0 Chapecoense

Chapecoense 1 x 0 Joinville

2000

Mesmo sem vencer nenhum dos turnos, o JEC chegou à semifinal pelo índice técnico. Derrubou o Atlético Alto Vale e foi à decisão. Na final, venceu o Marcílio Dias.

Marcílio Dias 2 x 2 Joinville

Joinville 2 x 1 Marcílio Dias

2001

Novamente sem vencer nenhum dos turnos, o JEC avançou ao quadrangular final pelo índice técnico. Na final, venceu o Criciúma.

Joinville 3 x 0 Criciúma

Criciúma 0 x 2 Joinville

2006

Depois de passar pelo Juventus na semifinal, o JEC encarou o Figueirense na decisão e perdeu.

Joinville 2 x 1 Figueirense

Figueirense 3 x 0 Joinville

2010

O título do primeiro turno colocou o JEC na final, contra o Avaí, que levou o returno. O Tricolor perdeu os dois jogos das finais.

Joinville 1 x 3 Avaí

Avaí 2 x 0 Joinville

2014

O Joinville voltou a decidir o Estadual com o Figueirense, mas mais uma vez ficou com o vice.

Joinville 2 x 1 Figueirense

Figueirense 2 x 1 Joinville

2015

O JEC se classificou de forma antecipada para a final contra o Figueirense. Chegou a levar o título no campo, mas perdeu nos tribunais.

Figueirense 0 x 0 Joinville

Joinville 0 x 0 Figueirense

Fonte: Futebol Nacional

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *