Eleições no maior do estado: saiba como funciona

Aliás, antes de começar uma breve explicação sobre as eleições no clube é preciso alertar sobre o problema de cairmos nesse “looping” de não termos concorrência nas eleições para presidente do clube como aconteceu na ultima, isso não é legal, o interessante é que haja sempre uma opção de escolha para o sócio, assim ele pode primeiramente exercer seu poder de voto e também dessa forma é natural que ocorra um aumento na qualidade do que é oferecido como contra partida para assumir o posto máximo do maior do estado.

Bom, para começar é importante que o sócio saiba que as eleições para eleger presidente, vice-presidente e membros do conselho deliberativo ocorrem por meio de assembléia geral, que é constituído pelo estatuto do clube como um órgão soberano, ou seja, ela tem acima de tudo poder máximo de decisão. Ela é composta por todos os sócios efetivos do clube, ou seja, você que paga sua mensalidade em dia e tem pelo menos 6 meses de associação tem total poder opinar e decidir quando uma assembleia geral é convocada. Curiosidade: Os outros órgãos instituídos pelo estatuto do clube são, conselho deliberativo, conselho fiscal e diretoria executiva.

Capturar
Artigo 25 do estatuto que explica o que é a assembléia geral.

Segundo o estatuto a assembleia geral é convocada de 2 em 2 anos entre os dias 1° de abril e 15 de dezembro exclusivamente para eleger membros do conselho deliberativo, presidente e vice-presidente da diretoria executiva, além disso ela pode ser convocada para decidir sobre outros assuntos, conforme é mostrado abaixo no trecho do estatuto que fala sobre este ponto.

Capturar1
Artigo 26 do estatuto que explica quando e porque a assembléia geral é chamada.

E quem convoca a assembléia geral? Bom, ela pode ser convocada pelo presidente do conselho deliberativo ou o seu representante legal. Além disso caso você não saiba se você conseguir reunir no minimo 1/5 dos associados efetivos, publicar um edital em duas oportunidades em algum jornal diário da cidade com no minimo 8 dias de antecedência para a data da assembléia você mesmo pode convocá-la. Outros detalhes compõe a convocação e o funcionamento da assembléia geral.

Capturar2
Artigo 27 do estatuto que traz os detalhes de como funciona a assembléia geral.
Capturar3
Artigo 28, também traz os detalhes sobre o funcionamento da assembléia geral.

Depois de tudo preparado, vai chegar o dia do”vamo vê”, ou seja o dia da assembléia geral eletiva, aquela em que você sócio vai decidir quem vai comandar o clube da maior cidade do estado. Ela tem que iniciar às 11 horas e tem que seguir sem interrupções até as 20 horas do mesmo dia, logo após este prazo se inicia a apuração dos votos e posteriormente o resultado. Logicamente que o sistema é pela maioria, a chapa que levar a maioria dos votos vence o pleito. O sistema de voto utilizado é o de voto secreto e este pode ser feito apenas pelo próprio sócio.

Capturar4
Artigos do estatuto que tratam como funcionam as eleições.
Capturar5
Mais detalhes sobre o processo eletivo do clube.

Bom pessoal, basicamente é isso, ano que vem teremos eleições e eu espero poder exercer pela primeira vez meu poder de decisão como sócio, vamos ficar atentos as movimentações para vermos se teremos opções de escolha dessa vez, afinal de contas, eleições sem candidatos não são eleições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *