O caminho para evitar o rebaixamento

Acabou o primeiro turno. Estamos em penúltimo lugar na tabela. Porém, a maioria da torcida acredita que o time não vai cair (diferente do Vasco), porque?

O time evoluiu muito desde a chegada de PC Gusmão, nosso aproveitamento com ele é de 58%, o que nos colocaria entre os 4 melhores do campeonato. Infelizmente o que nos deixou nessa posição foi o mau início: somamos apenas 1 ponto em 7 partidas.

Os número mágico dos matemáticos é 45, com essa pontuação o time pode se considerar livre do rebaixamento. Faltam apenas 29 para o JEC. Visando todos os jogos do returno, vamos tentar imaginar o caminho que o tricolor precisa seguir para evitar o rebaixamento.

Vencer os times que brigam para não cair

São eles: Goiás, Coritiba, Vasco, Avaí e Figueirense. Desses 5 times, apenas Avaí e Goiás nós enfrentaremos fora de casa, não é impossível ganhar de todos né?

Assim já somamos mais 15 pontos. Faltam 14.

Vencer a Chapecoense e mais um em casa

A tabela não ajudou muito. Tirando aqueles ali que brigam pra não cair, a maioria dos jogos em casa será contra times que estão brigando pela libertadores. A Chapecoense não é impossível de ganhar. Talvez também possamos vencer  também o Santos (que está irregular).

Além é claro, de tentar pelo menos 3 empates contra os times que brigam na parte de cima: Fluminense, São Paulo, Sport, Atlético-MG e Grêmio.

Já somamos mais 9. Faltam 5.

Buscar uma vitória fora e mais dois empates

Bom, agora precisamos apenas de uma vitória fora e mais dois empates pra fechar a conta. Acredito que o jogo contra a Ponte Preta seja um para vencer ou quem sabe o Atlético-PR.

Também não é algo impossível de se imaginar voltar com um empate contra Flamengo e Cruzeiro.

Fechou a conta, pode acabar o campeonato?

É isso. Não é impossível continuarmos na Série A. E vendo como o time está jogando nos últimos jogos, eu acredito que ainda estou sendo bem pessimista nas minhas previsões. Se o JEC fizer pelo menos isso, nós atingimos os 45 pontos e estamos matematicamente fora da Série B.


Visão otimista

Pra acabar, vou deixar aqui a minha visão otimista e o número de pontos que acho que o JEC é capaz de chegar ao fim do campeonato.

Em casa

Vencer: Chapecoense, Sport, Coritiba, Figueirense, Santos e Vasco.

Empatar: São Paulo, Atlético-MG e Grêmio.

Fora

Vencer: Atlético-PR, Goiás, Ponte Preta e Avaí.

Empatar: Flamengo e Cruzeiro.

Perder: Palmeiras, Corinthians e Internacional.

Resultado

35 pontos conquistados no segundo turno. Total de 51 pontos. Nos deixando aproximadamente na 10ª posição da tabela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *