As lições que o futebol ensina

Minha tarefa essa semana era escrever sobre outra coisa. Escrever sobre o porque a torcida do JEC sofria tanto… Como eu pude ser tão pequeno e achar que o que passamos no sábado passado foi sofrimento. Como eu pude.

Serei breve e vou compartilhar com vocês algo que serviu como lição para mim. Acordei hoje pela manhã para ir trabalhar e ainda com muito sono fui surpreendido pela notícia que mudaria meu dia. O avião que levava a delegação da Chapecoense havia caído a 5 minutos de Medellín e poucos eram os sobreviventes. Chocado e perplexo, o primeiro sentimento que tomou conta de mim, foi remorso. Sim, remorso.

Não, eu não queria que a Chapecoense fosse campeã, estava me preparando para torcer pelos colombianos, pois na minha mente fanática, bairrista e clubista a Chapecoense não poderia conquistar a América e se tornar maior que o meu tricolor… Claro que eu não imaginava que tudo isso iria acontecer, isso nunca passou pela minha cabeça, nunca, mas sendo acordado por essa tragédia tudo isso veio a mim e eu percebi como sofremos e perdemos tempo com bairrismo, clubismo, picuinhas, preconceitos, brigas, complexos e mais um monte de coisas menores. Quantas vezes deixamos de amar, de sorrir, de ficar de boa, de tomar aquela “gela”, de trocar aquela ideia, de jogar aquele play com o parceiro (com o JEC, lógico), de estar com quem a gente ama e com quem nos ama, para fazer justamente o oposto disso…

A vida é frágil, as instituições (como um clube de futebol) são frágeis e o tempo é curto, então se tem algo de bom que eu pude tirar (se é que é possível usar esse termo) dessa tragédia do futebol é que devemos destinar zelo, cuidado, atenção e amor ao que realmente importa e ao que é frágil e literalmente do dia para a noite pode acabar. A vida, que é o princípio básico de tudo, afinal de contas, você só vai ao estádio torcer quando está vivo.

Para mim, a partir de hoje a rivalidade no futebol terá outro sentido.

Abraços e vamos cuidar do nosso JEC. Nos vemos por aí!

#ForçaChape

Momento de emoção a flor da pele e alegria tricolor. Para animar um pouco...
Momento de emoção a flor da pele e alegria tricolor. Para animar um pouco…

4 comentários sobre “As lições que o futebol ensina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *